sábado, 20 de junho de 2015

Exposição Gonzagão ''De Santana e Januário''

A cidade de Duque de Caxias recebeu do dia 11 à 19 de Junho, a criativa exposição sobre o Rei do Baião Luiz Gonzaga, na ''Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola'', no centro do bairro. A homenagem a vida, a obra e família Gonzaga faz parte do trabalho da produtora cultural Nina Severina, que transformou o espaço em uma típica feira nordestina, com as comidas típicas da região, a literatura de cordel, artigos religiosos e o folclore brasileiro. A curadora declara: ''Pretendo movimentar esta exposição para outros locais da Baixada Fluminense e do país.'' Os discos clássicos do cantor e instrumentos musicais, como a sua inseparável sanfona, estão presentes como lembranças de sucesso no cenário musical nacional. Seu filho Gonzaguinha, lembrado até hoje pelo seu belíssimo talento na MPB, e seu neto Daniel Gonzaga são retratados como a herança do legado, com seus cd's lançados na indústria fonográfica.
A família Gonzaga acampou e adotou a cidade de Caxias, se reconhecendo em muitos lotes de terras doados por Luiz Gonzaga, que trouxe seus parentes e amigos para povoar e construir uma das mais importantes cidades da Baixada Fluminense. Isto, consequentemente, provocou um processo de migração de nordestinos, contribuindo socialmente com a sua cultura e trajetória. Embora poucos saibam esta história, é válido afirmar que o bairro participa do processo de migrações nordestinas da cidade do Rio de Janeiro.

Nesta época de Festa Junina, nada melhor que festejar a tradição nordestina, tão rica em poesia, gastronomia, música, artesanato, entre inúmeros fatores que este povo construiu e constantemente, representa uma das raízes mais importantes da cultura brasileira.











Nenhum comentário:

Postar um comentário